quarta-feira, 2 de abril de 2008

Derradeira Eternidade

Já pensou se vivêssemos ao contrário? Se tudo se inciasse numa cadeira de balanço na casa de campo, vendo televisão e tomando chá? Iniciar-se-ia a vida com bodas e bodas, com filhos, netos, bisnetos... Passaríamos a viver com a única certeza: recolher-se ao ventre? Pois sim. Nessa vida que cada qual leva, só há aquelas duas certezas: o descanso eterno e o despertar do amor n'outra pessoa.

Seria desconfiante começar a vida aposentado, e com o passar dela, trabalhar cada vez mais; seria incômodo. Trabalhar cada vez mais e ganhar cada vez menos. Nesse aspecto, alguns vivem em sentido oposto. A sua amada, ficaria cada vez mais jovem, cada vez menos madura e cada vez menos apaixonada. Não faltariam oportunidades à provas de amor; mas ao encurtamento da fase adulta, aproximando-se da juventude, os olhos pôr-se-iam a chorar mais. Quanto mais se vive, mais se chora. Mas se a vida fosse em revés, quando o velho fosse jovem, teria mais por que chorar, choraria mais as dificuldades e as perdas, choraria por comida, choraria por fome quando criança.

Por que chorar? Porque faz-se saber que aquela tem memórias na medida; rememorar uma vida, recordar um sorriso. Passando a vida ao revés, tombar-se-ia na infância, no leite e não na cinza; no ventre e não na terra. Do que adiantaria recolher-se ao ventre, se uma criança nada faz senão alegria com sua figura? E, aquela pessoa, vivida, a qual proporcionou eternas alegrias a outrem, eternas angústias, eterna felicidade, há de ter a honra de banhar-se com lágrimas em sua paz derradeira. Vida, vida... Virtude. Recorde a quem te fez feliz, quem te deu segurança, amor, vida, eternidade.

Texto em homenagem a Diego Ventura, Renan Arruda e Família.

Um comentário:

Oziel Carneiro disse...

o tempo, estranha medida, mas que serve pra muita coisa. uma das poucas coisas que o homem ainda não conseguiu manipular, e espero que nunca consiga. nao sei de quem é essa frase mas sempre a cotei "não tenho medo de morrer, tenho medo de não morrer." e a vida, essa é feita pra ser vivida independentemente das circusntancias