segunda-feira, 23 de março de 2009

Exoterismo Barato

Claro que todos conhecem o nosso 'grande' escritor brasileiro chamado Paulo Coelho. Sua fama no exterior é estrondosa, seus livros são traduzidos para vários idiomas e, por cima, um dos seus livros virará filme em Hollywood (grande merda). Quem vê tais fatos espera um escritor, no mínimo, excelente. Porém a realidade é outra. Entre orgulhos e vergonhas de ser brasileiro, eis aqui algo que deixa qualquer brasileiro sensato de estômago embrulhado: a escrita do nosso "intelectual mais importante do Brasil" (segundo ele mesmo).

Sem rodeios, é uma escrita pobre, sem valor algum, repleta de erros de concordância, os quais são abafados por edições posteriores e omitidos nas traduções mundo afora. Suas metáforas conseguem ser piores do que as do Presidente Lula. Mostremos, então, algumas de suas frases para que, depois, não digam que é implicância ou picuínha.

"Não existe nada completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia" Pelo amor... o dia do coitado só tem doze horas. Apesar de existirem os relógios tradicionais, de ponteiro, existem relógios digitais que marcam a hora (de acordo com o horário do Brasil), de 00:00 às 23:59. Pobre Paulo.

"Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo." Claro, eu desejo todos os dias ganhar na mega-sena e até hoje... nada. Talvez deus esteja meio ocupado conspirando com o universo inteiro.

"Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela." Eu acredito ser um chefão da máfia italiana, podre de rico. Cosmo e Wanda, cadê vocês?

"Tudo que acontece uma vez poderá nunca mais acontecer, mas tudo o que acontece duas vezes, certamente acontecerá uma terceira." E assim segue: tudo que acontecer três vezes, certamente acontecerá uma quarta. Uma mãe que só tem um filho, dificilmente terá outro, mas se tiver dois, é melhor fazer laqueadura.

"Que minhas lágrimas corram para bem longe, para que meu amor nunca saiba que um dia chorei por ele." Não se preocupe, Raul Seixas já morreu.

"Amor só descansa quando morre.Um amor vivoé um amor em conflito." Claro. Mate sua mulher amada e viva feliz para sempre.

"Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos." Ele só esqueceu de pedir emprestado para Dante o purgatório.

"O maior de todos os pecados: o arrependimento." Arrepender-se deveria ser proibido; reconhecer um erro e pedir perdão é algo inconcebível nos dias de hoje. O arrependimento, na verdade, é a redenção para um pecado. Sábias palavras, mestre Paulo.

"A vida fica mais fácil quando gostamos do que estamos fazendo" Quando fazemos o que odiamos, a vida fica tenebrosa. É quase um silogismo.

Que pena.

Nenhum comentário: