sexta-feira, 15 de maio de 2009

JFK

JohnFitzgerald Kennedy. Este nome seria uma promessa de um Estados Unidos melhor, caso não o matassem. Depois de assistir ao filme JFK (1991) de Oliver Stone, pude, talvez, notar no que consiste os Estados Unidos da América. Assassinato propriamente dito? Conspiração? Por que uma pessoa sozinha mataria um presidente? Existe uma palavra-chave para toda a questão: guerra. A guerra move os Estados Unidos, gera bilhões de dolares por ano ao país. Então, se um presidente chega com o discurso de acabar com a guerra, o que aconteceria com ele?

Dizem que a conspiração envolve o próprio governo, membros do exército, o FBI e muitas outras pessoas do mais alto escalão do Tio Sam. Segundo as autoridades, o real assassino foi Lee Haravey Oswald, um assassino solitário - brilhantemente interpretado por Gary Oldman no filme. Kennedy Morreu 12:30 (horário de Dallas). Entretanto, segundo um ex-membro do exército, quando este estava na Austrália, o jornal indicando que o suspeito Lee Harvey Oswald havia sido detido já circulara no país, apenas 10 minutos depois do assassínio. Engraçado, não? Esses e outros fatos controversos indicam uma possível conspiração, como por exemplo, o fato do cérebro do Presidente ter sumido durante a autópsia. Um dos tiros atingiu em cheio a cabeça do Kennedy, dilacerando-a - e disso se fez uma das cenas mais chocantes de se ver: a primeira-dama, em desespero, pula para parte de trás do carro a fim de catar os pedaços do cérebro do marido; o cérebro seria de suma importância na autópsia para saber a origem da bala, em que ângulo ela entrara em Kennedy.


Essa tragédia tem como contexto a Guerra do Vietnã, acredito que uma das piores da história. Muitos dos filmes de Oliver Stone têm como contexto - direto ou indireto - a tal guerra, já que ele servira nela (o próprio JFK, Platoon e Nascido em 4 de Julho). Para quem não assistiu, é um filme surpreendente, talvez um dos melhores dos anos 90, de um cunho político exorbitante e de tirar o fôlego, com uma cena de julgamento quase que interminável, parecendo que vai prender a atenção do espectador para sempre. Conta ainda com nomes como Kevin Costner, Tommy Lee Jones, Joe Pesci, Gary Oldman, Kevin Bacon, Donald Sutherland e outros. É um filme com mais de 3 horas, mas essas horas serão leves; será como ouvir uma bela canção.

Nenhum comentário: