sexta-feira, 8 de maio de 2009

O 'outrora belo rosto'

Terminei ontem a leitura de Leite Derramado, livro lançado em Março, da autoria de Chico Buarque. Livro com uma narrativa interessante, em primeira pessoa. O livro é a narrativa de um velho moribundo contando suas desventuras de mais de cem anos. Fala de sua mulher, da sua família - os Assumpção - numa leitura genealógica desta, que vem desde a Corte Portuguesa até os dias atuais. A narrativa é bam parecida com dos outros trêrs romances, se aproximando um mais de uma mistura de Estorvo e Budapeste. Continua com a separação de falas dos personagens apenas por vírgulas, acho que a única coisa irritante dos seus livros.

Pegando o enredo, nota-se uma inspiração no 'épico contemporâneo' Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez; visto que há um desenrolar de uma estirpe séculos a fio. A Diferença é que aqui o narrador já ultrapassou a história dos antepassados e este reconta a mesma. No livro do colombiano, a história vai acompanhando os descendentes. Outro aspecto interessante é uma leve correlação entre Matilde - a mulher do narrador que, apesar de ser citada várias vezes no livro, é como se não aparecesse - e Rebecca, livro de título homônimo de Daphne Du Maurier, posteriormente adaptado ao cinema por Alfred Hitchcock. A correlação se dá mais com o filme, visto que, apesar do mesmo ser entitulado Rebecca, a mesma não aparece em momento algum do filme; mas o seu nome é de uma força que a figura se torna desnecessária. O mesmo acontece com Matilde. Caso o livro venha a se tornar filme, o mesmo poderia acontecer: Matilde seria onisciente, ao ponto de ganhar seu espaço no roteiro apenas com seu nome e sua memória.

O modo como Chico explora o sexo se assemelha um pouco à Budapeste, só que um pouco mais... forte. É a literatura buarqueana tomando cada vez mais força. A cada livro, o malandro se aperferiçoa mais. Espero que um dia a perfeição o acolha na forma de prosa.

Nenhum comentário: