quarta-feira, 6 de maio de 2009

Muito Além da Gripe

Que maravilha saber o poder da mídia. Nesse mês que passou pudemos experimentar ainda mais sua força; tirar vantagem até na doença... assim não dá. Desde que casos e mais casos foram confirmados no México e, posteriormente, em uma série de outros países, não se fala mais em outra coisa. É somente a gripe suína - ou H1N1. Claro que a mídia - especialmente a brasileira - não deixaria de se aproveitar da situação. É isso que estamos vendo: um bombardeio de headlines, notícias e mais notícias nos telejornais, chegando até a ser chato. O coitado do Obama foi deixado de lado; ninguém sabe que Hugh Jackman está no Brasil divulgando o filme do Wolverine. E a crise? Foi-se.

A doença nova contagiou a todos (belo trocadilho, hein?). E parece que a mídia consegue dissipá-la mais rápido que o ar; a Rede Globo em especial. Noutros canais até se pode ter um noticiário com manchetes mais interessantes. Outro aspecto interessante: as outras doenças sumiram do mundo! Pouco mais de mil desafortunados foram levados à óbito pelo novo vírus. Excelente. Pelo menos foram somente eles, porque o mundo todo esqueceu dos milhões de africanos contaminados com um vírus um pouquinho mais nocivo. Os milhares de tuberculosos espalhados por leitos abandonados Brasil afora também foram deixados de lado da mesma forma que um jornalista de merda deixa uma matéria desinteressante de lado.

A Rede Globo poderia se preocupar com coisas de importância bem mais acentuado. Mas está interessada na manchete, no dinheiro. O poder de influência é tanto que, segundo informações, as máscaras cirúrgicas das farmácias de Belém acabaram. A mídia colocou tanto medo na população que até nós, isolados do mundo, fomos contagiados (opa, de novo!) por essa nova febre (perdão). Não há como negar que o nosso Cidadão Kane*nos domina mais e mais a cada dia, chegando ao ponto de sermos influenciados na alegria e na tristeza, na saúde e na doença...


*Veja Beyond Citizen Kane, documentário britânico sobre a Rede Globo.

Nenhum comentário: