quinta-feira, 30 de abril de 2009

Razoável

A revista Veja, como de costume, não ousa publicar nada de construtivo ou interativo; possui o colunista mais idiota do mundo e reportagens completamentes desnecessárias. Logo, o que esperar de uma das suas promoções, a Cinemateca Veja? Para surpresa geral, até que é razoável. Não é boa nem ótima. É razoável. É evidente que, se for fazer alguma coisa sobre algum tema, deve-se expor fatos que afirmem tal. Sendo assim, se é feita uma promoção e publicação de cinema, que seja feita de uma forma correta. A intenção era mostrar os maiores 'sucessos'; numa outra leitura, deveria haver filmes que mostrassem toda a evolução cinematográfica - não necessariamente de uma forma cronológica.

Não estou tentando dissimular essa divulgação com gostos pessoais, mas sejamos sensatos: isso é pura balela. Claro que a publicação possui excelentes filmes como Apocalypse Now, 2001: uma odisséia no espaço, O Iluminado, A Malvada, Amadeus, Intriga Internacional, Pulp Fitcion, Fale com Ela, Disque M Para Matar, Um Dia de Cão, Um Sonho de Liberdade, etc. , mas essa lista deixa muito a desejar. Se é para publicar títulos de peso, por que motivos - até agora me pergunto - não há sequer um filme do Orson Welles? Cadê Cidadão Kane, considerados pelos críticos mais chatos como o melhor filme da história do cinema? É algo incompreensível.

E, se alguma vez na vida, for escolhido apenas um filme de Francis Fordo Coppola, que seja O Poderoso Chefão - na sua íntegra, claro. Casablanca fora esquecido completamente. Scorcese também foi descartado dessa lista. Pelo menos a loirinha dos Kennedy não foi esquecida. Filmes como O Planeta dos Macacos, Quem vai fica com Mary?, Alien, A Morte Pede Carona, Onze Homens e um Segredo e Uma Linda Mulher deveriam ceder, gentilmente, seus postos a filmes que, de fato, fizeram a história do cinema. James Stewart não teve oportunidade a uma atuação sequer.

Pergunto-me, ainda, o que aconteceu com Crepúsculo dos Deuses, 12 Homens e uma Sentença, Psicose, Scarface, A Lista de Schindler e com os outros filmes já citados... devem ser ruins demais aos olhos da crítica da revista. Pra piorar, a revista sequer mencionou algum filme nacional. Apesar da nossa televisão, o cinema brasileiro tem filmes muito bons.
Enquanto isso vou comprando os títulos que valem a pena. E repito a velha frase: Lê a Veja? O azar é seu.

Nenhum comentário: