quarta-feira, 8 de abril de 2009

557

Enquanto fazia minha visita diária ao sítio G1, vi que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou um projeto de lei que veta o fumo em ambientes públicos total ou parcialmente fechados. Bom, tentarei ser o mais imparcial possível, visto que parei de fumar - ou reduzi drasticamente. Excelente. É um avanço. Impedir que um fumívoro contamie o ar alheio é uma medida social muito boa.

Bela estratégia, já que um assunto desses, com certeza, cairia nas graças da mídia brasileira. Fingem muito bem a labuta. Vão pensar "Olha, os deputados estão trabalhando. Que bom para o Estado de São Paulo". Meus senhores, já olharam ao redor e perceberam que, envolta de vocês está tudo alagado? Não, claro. Já notaram a pequena violência instaurada, não só em São Paulo, como no país inteiro? Não, senhores deputados, vocês, em berço esplêndido, na mais absoluta calmaria de seus gabinetes, não notaram o caos que está São Paulo. Mesmo eu, com uma visão refretada pela mídia, a mais de 2.000 km, percebo que São Paulo está/é um caos. Particularmente adoro a cidade, mas não desejo sua morada a ninguém.

Então, senhores, trabalhem em algo digno (não que defender a saúde das pessoas sãs seja algo indigno), não tentem abafar as coisas ou mostrar trabalho com leis relativamente sem importância em relação ao estado em que se encontra vosso país. Não tentem mostrar trabalho com leis assim. Ajam, façam, trabalhem! Já que não vão, é um bom começo. Parabéns. O que vale é a intenção; parafraseando Chico Buarque: São Paulo é a cidade que não deu certo. Pelo menos aí presumo que não haja nenhum lobo-mal na Assembléia.

Nenhum comentário: