quarta-feira, 22 de abril de 2009

A favela é Hollywood

Demorei para assistir Quem quer ser um milionário? (Slumdog Milionaire - 2008), mas finalmente o fiz. O filme ganhou Oscar de melhor filme e mais uma série de outros. É um filme muito bom, salvo alguns detalhes. Penso que só lhe fora atribuído a estatueta de melhor filme por não haver competidores à altura (dos concorrentes, assisti apenas Milk, e achei este bem melhor). Tudo bem que o Oscar tenha sua panelinha, mas talvez o filme tenha adquirido várias estatuetas por mostrar aos estadunidenses (não pelo diretor, qu eé britânico, mas à academia) uma miséria fora da realidade deles. É, uma Índia com crianças vivendo por si e pelo destino. Para os estadunidenses, o mundo termina no Alasca.

Contudo, para nós brasileiros, defensores da nossa pátria amada (salve, salve), o filme mostra apenas uma realidade já conhecida. Afinal, crianças trabalhando em lixões não é nada de absurdo para nós, certo? Aproveitadores 'caça-talentos', também. Tudo bem que o filme gire em torno de um menino da favela que consegue 60 milhões de rúpras em um programa, mas admitir que, aos 9 ou 10 anos, ele e seu irmão fale inglês com tamanha perfeição é um erro belíssimo por parte do diretor. Não é preconceito, mas onde o pobre coitado aprende e fala inglês, na situação em que estava, aos 9 anos de idade?

Outro aspecto, no mínimo curioso, é o fato de, no desenrolar da trama, a língua natal ser deixada de lado e dar lugar ao inglês. No início, todos são normais: falam hindu entre si, afinal o filme inteiro se passa na Índia. Porém, no decorrer da história, o inglês começa a interferir na história, os hindus começam a falar inglês entre si. Pelo amor, Danny Boyle... e ele ainda ganha Oscar de melhor diretor. Talvez isso mostre a interferência ocidental sobre as demais culturas; uma imposição desinibida e arbitrária. Muitos acham que, se o filme não tiver o inglês como idioma, será horrível. Para quem já assistiu Apocalypto, do Mel Gibson, sabe que é um filme excelente sobre o povo Maia. Detalhe: o filme inteiro é falado no dialeto maia.

E para terminar, nada como um bom e velho cliché hollywoodiano. O roteiro é formidável, mas não precisava terminar desse jeito, com um beijinho apaixonado do casal que lutou a trama inteira para ficar junto ao final. Por quê? Num filme cheio de pecados, pra que errar logo no final? Era o final que todos esperavam: Jamal ganharia o prêmio máximo e se casaria com a moçinha. Filme de Sessão da Tarde. Se não mostrasse as dificuldades que Jamal enfrentou para chegar lá, seria possível que Quem quer ser um milionário? fosse um filme regular, apenas. Mas, fazer o quê? Se fosse feito um Oscar entre todos os já vencedores da estatueta, esse filme não teria a menor chance.

Nenhum comentário: