
Amores Brutos (2000) foi o primeiro, carregado daquele castelhano que somente eles entendem. Lembro de ter visto n'O Liberal alguma crítica bastante ruim acerca deste filme, de 'um qualquer Passarinho'. Se bem que, tratando-se desse fausto jornal, não se pode esperar nada construtivo. Pois bem, é um filme, de fato, diferente, haja vista sua ausência de ordem cronológica. Apesar dessa falta, o filme prende a atenção do espectador do início ao fim, salvo pela parte do cachorrinho enjoado da modelo. No mais, o filme dispensa críticas absurdas.

O terceiro dessa quase trilogia é o mais conhecido. Babel (2006) com certeza não é o melhor dos
três, mas chega a impressionar mais o espectador - talvez pelas suas cenas um pouco mais fortes. Nudez, apelo sexual, incesto... Falando em incesto, o filme mostra, mesmo que sem querer, que o incesto não é a aberração atribuída pela sociedade (Não, eu não sou fã Rodrigueano). Naquela família marroquina, eram apenas pai, mãe, dois irmãos e irmã. Para Freud, a primeira referência que o filho tem do sexo oposto é a mãe. Só que isso fica retido no incosciente, bem como o ciúme do pai. Sendo assim, a única referência explícita do sexo oposto daqueles meninos era a irmã. Loucura ou não, havia uma atração - no mínimo - institiva, animal. No mais, a união de histórias e vidas nesse filme cruza oceanos. Alejandro foi mais ousado, uniu continentes, temperou o filme com falso terrorismo, com a paranóia americana. Brad Pitt e Cate Blanchett figuram bem no filme, assim como - novamente - Gael García Bernal. O que mais me agradou no conjunto foi o título do filme ligado à história (ou História - ou estória) em si. Não é o melhor, mas é o mais forte. A ordem cronológica - ou a falta dela - aqui é bem menos complexa e mais fácil de entender. Babel e quase, quase comercial - ainda bem que não fora.

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