quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dia das mentiras (sinceras)

Existem várias versões para o surgimento dessa tradição. A que mais me interessa é a da frança, do Século XVI, onde, depois de adotar o calendário gregoriano, o rei Carlos IX determinou que as festas da virada do ano aconteceriam no dia 1° de Janeiro. Contudo, como francês é chato, teimoso e conservador, é claro que muitos resistiram a essa nova mudança e é claro que esses remanescentes foram gozados ironizados pelos outros, recebendo oferendas estranhas e convites de festas que sequer existiam. Logo, 1° de Abril.

No Brasil, o dia da mentira surge quando dissemos que está tudo bem; que nada acontece. Os tiroteios no Rio de Janeiro: mentira. Não existem. Os estupros covardes, tudo balela. As enxentes Brasil afora... é tudo intriga do DEM(O)! Paulo Coelho é o melhor escritor do país, deixando no chinelo Machado de Assis e Jorge Amado. Não há abuso sexual entra crianças no Pará e tampouco há deputados envolvidos nisso. O Dunga é o melhor que a seleção já teve. A língua portuguesa continua maravilhosa: os hífens, tremas e acentos apenas tiraram férias; estavam deprimidos por serem inúmeras vezes esquecidos pelos alunos do ensino médio, fato questionável, pois o Estado dá um auxílio enorme para o ensino público. Todas as nossas crianças têm merenda nas escolas; Josés e Marias votam conscientes, porque tiveram uma ótima estrutura cultural. Os jornais do nosso estado são imparciais. Tudo que há neles é a mais pura verdade.

Queimem os livros! Esqueça a ciência, nada é verdade. Acreditar na ciência é demodé. Os dogmas católicos estão com tudo no Século XXI; todos devem concordar com o papa: preservativo no evita AIDS. Claro, senhor papa, a camisinha ajuda na propagação do vírus. Proíbam a camisinha, pois o bicho homem tem repúdia ao sexo. Odeia orgasmos; as mulheres odeiam os múltiplos. Batizem uma nação inteira. Estaremos deitados eternamente em berço esplêndido. O primeiro de Abril do brasileiro dura 365 dias.

Olha o padre baloeiro voltando... É mentira. É primeiro de Abril. É festa. Ainda é carnaval.

Nenhum comentário: