quarta-feira, 8 de abril de 2009

Kubrick

Eu juro que tento assistir aos filmes do Kubrick com uma visão mais crítica da obra de arte cinematográfica, mas não consigo. Talvez sempre crie uma expectatia que termina sempre frustrada ao final de cada filme. Kubrick é um gênio, talvez eu que seja suficientemente ignorante para a sétima arte. Mas deveras aconteceu com Laranja Mecânica, O Iluminado, 2001: Uma Odisséia no Espaço e Nascido Para Matar. Desses, o que mais me agradou foi O Iluminado. Acho que pelo fato de ser baseado numa obra de Stephen King tenha ajudado bastante.


A maior expectativa criada foi em cima de Laranja Mecânica (A Clockwork Orange - 1971) . É um bom filme e só. Ouvia rumores que era uma obra-prima do cinema. Talvez para os críticos; para mim - que sou um mero apreciador do cinema - é um bom filme feito por um ótimo diretor. A violência não me surpreendeu como o esperado -a chamada Ultraviolence. Entretanto, como todo bom filme do Kubrick, a trilha sonora é sensacional.





2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey - 1968) também é um bom filme, ainda mais para a época em que foi feito, 1968. É repleto de efeitos especiais relativamente absurdos, totalmente avançados para a época. O corte no tempo é gigantesco: passando dos nossos ancestrais ao espaço. A trilha sonora dispensa qualquer comentário. É lindo. Dá pra ficar de olho fechado e imaginar mil e uma coisas ouvindo a trilha do filme. A idéia de ter um computador que conversa com as pessoas é bastante avançado para a época. Mas, mesmo assim, faltou alguma coisa no filme. Talvez o cuidado de vê-lo com outros olhos.


Não poderia faltar um bom filme sobre a guerra do Vietnã. Nascido Para Matar ( Full Metal Jacket - 1987) é um excelente filme sobre a guerra. Esse até que superou as expectativas. Parecia ser apenas mais um filme de guerr, mas mostra o lado do treinamento e da tortura psicológica de um modo peculiar (não tanto quanto Apocalypse Now). Diferentemente de Platoon, esse filme mostra que jovens são treinados para serem máquinas de matar. É conturbante. É muito bom.


Palmas para O Iluminado ( The Shining - 1980). Apesar de não dar os sustos esperados (se bem que, se é susto, não é esperado. Enfim...), é um filme que mexe com a imaginação. A atuação de Jack Nicholson é primorosa, única. Somente ele sabe como interpretar personagens intrigantes e psicologicamente conflituosos. O garotinho também é muito bom, agora a mulher... Esse sim é um filme digno de um diretor genial, ímpar. Cenas cheias de horror e com uma boa trilha sonora (em relação aos demais filmes). Esse é um dos que vale a pena assistir várias vezes, até mesmo antes de dormir. Não se faz mais bons filmes de horror hoje em dia: são apenas recheados com sangue e gritos. Nada mais. Não têm uma história, não são daqueles thrillers que deixa o espectador ofegante e com as pupilas dilatadas. Palmas, mais uma vez, para Kubrick.

Nenhum comentário: