segunda-feira, 27 de abril de 2009

Irmã

"Em fevereiro de 2005, a irmã Dorothy Stang, de 73 anos, foi brutalmente assassinada. Ativista na defesa do meio ambiente e das comunidades carentes exploradas por madeireiros e donos de terra na Amazônia, a freira americana foi executada com seis tiros no interior do Pará. O documentário revela os bastidores do julgamento dos assassinos de Dorothy e investiga as razões de sua morte e seus verdadeiros mandantes. Por trás do drama criminal, vem à tona o legado de seu trabalho humanitário na floresta brasileira."

Essa é a sinopse do documentário sobre a 'irmã' Dorothy, assassinada no interior do Pará. Só faltava essa... um filme pra defender uma senhora que veio lá dos Estados Unidos enxer o saco das pessoas aqui no Brasil. Essa senhora não fazia nada senão incitar os sem-terras a invadirem propriedades alheias, grandes ou pequenas. Não só ela, mas todo religioso que se mete nos interiores faz esse tipo de coisa: manipula a mente daqueles menos favorecidos pelo intelecto para obter alguma vantagem. Vai dizer que vocês pensaram que a irmã era uma santinha? Nada disso. Ela causava o mal no interior. Um dia qualquer, alguém cansado por tanta incitação da irmã, alvejou seis projéteis nela. Que pena; não precisava ser assim, também.

O fato é que ela se passa como santa ou 'mulher boa'. A verdade é que ela era o oposto do que se diz nos jornais (palmas para a imprensa brasileira). Por fontes seguras, tive acesso à informações sobre os autos do processo sobre o assassínio e derivados. O coitado do rapaz que foi preso inúmeras vezes (acho que é o 'Bida') nada tem a ver com a morte. Tem apenas aquele que confessara seu crime. Agora, por que omitem a verdades? No primeiro julgamente, Bida foi declarado inocente. Não contentes com a derrota, ONG's, grupos religiosos, padres e afins pressionaram demais para que esse julgamento fosse anulado. De fato foi. E agora? Já que o Judiciário não tem lá esses créditos, o que acontecerá no segundo julgamento? Será que a vontade de um monte de ortodoxos que insistem em influenciar no Estado prevalecerá? Temo que sim.

O que mais acontece pelos interiores desse Estado é a presença de religiosos incitando invasões, semeando a discórdia. A troco do quê? Antes a Dorothy tivesse voado em balões... a mídia daria menos atenção a essa palhaçada.

P.S. Não sou dono de terras, nem tenho vínculo com alguma das partes (longe de mim!), mas chega uma hora que tanta balbúrdia cansa.

Nenhum comentário: